segunda-feira, 29 de agosto de 2011

AS TRISTEZAS DO KIKINHAS!

Apesar de seres muito aberto, alegre e parecer não dar valor a pequenas coisas, mas davas, tiveste as tuas tristezas.  Umas maiores outras mais pequenas.

Claro que não tive conhecimento de todas até porque nestes casos tu eras muito reservado, não comentavas e nem sequer querias falar delas.

Mas irei, meu querido, descrever algumas que me apercebi.  A última, e em que senti o quanto te doeu, aconteceu 2 meses antes de partires, mas essa ficará para outro post.

- Quando o gato Joaquim desapareceu de vez, tendo saltado do 24º andar, e depois de muitas buscas e anúncios, tinhas 3/4 anos e choraste.  Aliás choramos todos lá em casa menos o Pai que ficou triste;

- Tinham um coelhinho branco e lembro-me como se fosse hoje, que também com essa idade, de manhã e estando eu ainda deitada, apareceste com ele nas tuas mãozinhas a chorar, pois tinha morrido;

- Andavas com 14 anos já de Vespa.  Na verdade não tinhas muito jeito e bateste algumas vezes!  Numa das quedas, a tua namoradinha apanhou tal susto e recusou-se a partir daí, a andar contigo.  Ficaste triste!

- Já homenzinho e dormias, como sempre, no teu quarto no 1º andar.  A Sara e João quando vinham cá dormiam no quarto do sótão numa cama de corpo e meio.  Decidiu-se que passarias tu para o sótão e o casal para o teu quarto, adquirindo uma cama de casal.  Ficaste triste pois não foste ouvido nem achado.  E lá ias tu, depois de umas valentes noitadas subir para o sótão, onde nem os nossos cães chegavam para se meterem na tua cama.  Ficaste muito triste mas nada se ouviu da tua boca!

- Andavas na Vespa durante alguns anos.  O Pai falou em trocá-la pelo modelo skutter o qual nós os dois não aceitamos muito bem.  Um dia, vindo do Porto, a troca estava feita.  A Vespa, de que tinhas tão boas recordações deu lugar a uma nova.  Ficaste triste porque não tinhas dado a última volta no teu meio de transporte, de despedida.  Ficaste muito triste e aí sim, desabafaste com a mãe.

Deverias ter tido outras concerteza, pois eras muito sensível sem o demonstrares.  Preferias guardar essas dores para ti.

-

4 comentários:

  1. Minha amiga tão amada.
    Estou aqui em lágrimas.
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. É verdade, aquele sorriso escondia muitas tristezas e muitas coisas por dizer. Mais do que a mãe aqui descreve. E provavelmente mais do que eu sei, apesar de acreditar que ele desabafava muito comigo. Mas acredito que agora não vale a pena falar sobre as tristezas. Já chega o amargo que fica na boca com a partida do seu riso meigo...

    ResponderEliminar
  3. Luz,
    Só descrevo os momentos que eu soube que o meu filho ficou triste. Entretanto lembrei-me de mais que irei descrevendo e o foram tornando num homem/menino tão doce.
    Um beijo

    ResponderEliminar
  4. Ritália,
    Entretanto fui-me lembrando de outras tristezas do Afonso seu irmão. Irei descrevendo-as pois elas fizeram parte da vida do Afonso e quem sabe se não ajudaram aquele sorriso doce que ele tinha...?
    Um beijo

    ResponderEliminar