terça-feira, 16 de agosto de 2011

APRECIADOR DE BOA COMIDA!

Como sabes, a mãe e a Fernanda resolvemos fazer num canteiro no jardim de trás  uma mini horta.  Chamo-lhe a horta da crise!  Outra bacouquice minha.

Plantamos tomates, feijão verde, couve flor, coração, courgetes, pimentos, alho francês e o nosso querido "velhinho" Zeca ofereceu-me alecrim, hortelã e manjericão roxo.  Tudo isto em mais ou menos 5metros de canteiro.  Está tudo a crescer e os tomates tem sido muitos.  Muitos e saborosos.

O pai tem feito uns gaspachos óptimos e  lembro-me sempre como tu gostavas desta sopa alentejana!
E como no verão passado falaste tanto que querias comer e nós não encontrávamos tomates suficientemente maduros e bons para fazer.   Acabaste por não comer nenhum!

Aprendeste a gostá-los numa estadia em Évora, em casa do teu amigo que tinha trabalhado no CEIIA: o alentejano como  lhe chamavas.  Foi isso, as migas e a sopa de cachão.  Tu eras um óptimo cozinheiro e tudo que tivesse um travo diferente, tu eras adepto.

Fazias umas massas com uns molhos excelentes, um polvo à lagareiro de 5 estrelas, e variadas invenções que faziam a delícia cá em casa e nos encontros que tinhas na tua em Matosinhos. Sem falar nos grelhados que tinham um sabor especial! Todos eram falados e comentados!

Pena meu querido, a mãe não se ter lembrado da horta o ano passado pois já te terias regalado com uns belissímos gaspachos.  Podes crer que tenho muita pena.

2 comentários:

  1. todos od dias venho ao seu blog e como o Afonso gostava das suas pesticadas.
    comento pouco porque as lágrimas são muito traiçoeiras
    um grande beijinho
    janocas.

    ResponderEliminar
  2. Janocas,
    Ele era um belissímo cozinheiro, mas revelou isso desde que vivia em Matosinhos. Até lá eu achava que não sabia fazer nada!
    As lágrimas fazem bem e aqui não borratam o texto e por isso comenta sempre que te apetecer.
    Um beijo

    ResponderEliminar