quarta-feira, 3 de agosto de 2011

1ª EXPERIÊNCIA FORA DE PORTUGAL.

Ainda hoje me pergunto como tive coragem de te deixar partir de camioneta, e com o teu grande amigo Dionísio, mais conhecido pelo Pilhas, para a Suiça apanhar "prunes".  Eram muito novos, a viagem demorava mais de um dia e eu nem sabia para quem iam trabalhar.

É como se fosse hoje que vos vejo carregados com as mochilas e farnel, na estação de autocarros a embarcar ao fim da tarde com pessoas muito mais velhas.  Vocês deveriam ter entre 15 a 16 anos.  Apeteceu-me "travar-te" dizer que não ias mas o vosso entusiasmo era tão grande...

Soubemos só depois as condições miseráveis em que estiveram instalados, o tipo de comida e do trabalho mais que duro que vos era exigido.  Penso até que nem aguentaram o fim do contrato que era de 15 dias e vocês regressaram passados 10.  Não dava mesmo mais para aguentar!

Julgo que te encantas-te com as histórias das estadias dos pais em França a apanhar pêssegos e julgaram que seriam umas férias diferentes e onde poderiam ganhar dinheiro.

A vida é dura meu querido e mais se torna quando nos sentimos explorados num país estrangeiro (a Suiça não faz parte da União Europeia) e sentimos que não temos poder de reenvidicar por sermos menores.  Revolta até!

Julgo que foi uma saída marcante de Portugal pois tu que eras o mais aventureiro, lembro-me somente que foste a Barcelona, Paris e Noruega.  Com essas tuas asas julguei que te aventurarias a escapadelas mais frequentes fora do país.  Talvez o dinheiro não desse para tudo!

Sem comentários:

Enviar um comentário