domingo, 10 de julho de 2011

UM SONHADOR!

Quando vocês eram pequenos, e como qualquer criança queriam histórias antes de adormecer.  Tu dormias com o João no beliche debaixo e a Rita no seu quarto.

A Mãe andava de quarto em quarto e lembro-me que na altura, a Rita gostava das histórias da Anita. Eram histórias pequenas e rapidamente ia para outra "banda", para o vosso quarto para contar a vossa.  Acho que o João não ligava nenhuma e adormecia apenas com o bláblá da Mãe.

Eu deitava-me a teu lado e começava com uma história.  Interrompias constantemete, fazias imensas perguntas, querias saber os porquês das situações ou dos momentos.  Tinha que te explicar tudo senão não terminavas com:  "mas porquê Mãe?".  Querias respostas e só encontravas perguntas.  Então, talvez insatisfeito ou aborrecido pela tua curiosidade não ter resposta,  pegavas num ponto da história e começavas tu a desenvolve-la.  Quantas vezes adormeci eu primeiro!!!

Mas quando isso não acontecia e eu ficava  atenta à continuação da história por tua parte, ficava admirada com a tua imaginação.  Ela "voava" e tu acreditavas piamente no que dizias!

Interroguei-me várias vezes:  aonde vai parar a imaginação deste miúdo?  E pensava:  meu Deus isto tem que ser muito bem conduzida ou o Afonso torna-se num mentiroso compulsivo, pois ele acredita como sendo real as situações que ele descreve!.

Cheguei a falar com o Pai e os dois ficámos atentos na preocupação de conduzir essa tua característica para algo de benéfico e saudável para ti.

Conseguimos!
 
Tornaste-te num curioso, num sabedor, num sonhador, num fazedor de ideias e de as concretizar.

Tornaste-te num designer de profissão e numa pessoa cheia de sonhos, alguns que realizas-te outros que não deram  mas acima de tudo num saudável sonhador!

2 comentários:

  1. Sem dúvida, ele tornou-se um sonhador, uma pessoa que todos gostavam de ouvir!
    Do pouco que pude interagir com ele vi nele um verdadeiro lider, capaz de induzir bem-estar mesmo em contextos formais, sempre muito comunicativo e claro e às sextas-feiras aparecia na nossa sala de trabalho e punha uma musica em alto volume e pulava, contagiava todos com a sua boa disposição! É sem dúvida alguém que tanta falta faz aos que puderam conhece-lo!

    Luis Isidoro

    ResponderEliminar
  2. Luis,
    São comoventes as palavras que li pois descrevem bem o Afonso!
    Estou a imaginá-lo na sexta feira aos pulos com música para chamar e incutir em todos o fim de semana e acima de tudo a "desbunda". Adorava divertir-se mas quando era trabalho era a sério.
    Um beijo e obrigado!

    ResponderEliminar