segunda-feira, 25 de julho de 2011

CONHECEDOR DO MUNDO QUE PODIA ABARCAR...

Foste sempre uma pessoa de grande bagagem intelectual.  Eras muito curioso e por isso não havia livro, enciclopédia ou revista que não fosse folheada e lida por ti.  Não fazias espalhafato disso mas estavas ao nível de qualquer conversa, fosse ela com pessoas da tua idade ou mais velhas.

Soube, já adulto que aos 12 anos já tinhas lido a Biblia.  Por isso os grandes e acessos debates com o Pai. Não te intimidavas pois sabias o que querias transmitir.

Discutias ciência, política, astronomia, o cosmos e outros assuntos com segurança de quem leu e estava informado.  Isto não quer dizer que tivesses sempre razão mas sabias refutar as tuas ideias.

Lembro-me de 3 episódios.

- O Nuno B. Morais, mais velho que tu e todo ligado às ciências, dizia-me muitas vezes que tu deverias ter dificuldade de encontrar pessoas da tua idade para falar porque estavas muito mais adiantado nos conhecimentos;
- A tua directora de turma do 3º ano do liceu, que também era tua professora de Ciências, disse-me que punhas questões nas aulas que ela própria não sabia responder;
- Quando tinhas 14 anos e ias de mão dada para o colégio com a namorada que tanto gostaste, pedias para ela ir dizendo as capitais dos países para assim ir conhecendo o mundo.

Tinhas mesmo que te refugiares na leitura para matar essa sede que tinhas em saber, em conhecer e em viver o que te rodeava.

Foste um conhecedor do mundo, do mundo que tu podias abarcar e abarcaste com ambos os sentidos ao teu alcance.

Sem comentários:

Enviar um comentário